1. Os jogos de pique bandeira seguirão as regras contidas neste documento.
2. As equipes serão compostas pelo número de atletas inscritos.
3. Em caso de uma equipe conter um número menor de atletas ou iniciar a partida com menor número de atletas, a equipe deverá solicitar outro jogador previamente, sendo este de sua equipe.
4. Não haverá jogadores reservas, nem substituições durante a partida. Caso algum aluno tenha que se retirar da quadra, a sua equipe jogará com um jogador a menos.
5. A duração de cada jogo será de 25 minutos.
6. A equipe que não comparecer ao local da partida na hora marcada será considerada perdedora por W x O e o placar será de um ponto para a equipe que compareceu.
7. Os jogos serão realizados na quadra de futsal, sendo que a bandeira deverá ficar no espaço demarcado perto do gol (área do goleiro).
8. Os materiais necessários são duas bandeiras (uma para cada time) e apitos para os árbitros. Sendo que em cada jogo haverá quatro árbitros dispersos em posições específicas que possibilitam visão da quadra.
9. Os jogadores que forem pegos deverão ser congelados no local que foram ''pegos'' e devem permanecer estáticos no local em que foram colados, com os braços e antebraços ao longo do corpo.
10. Com 5 minutos de jogo, deve haver pelo menos 2 jogadores do time no campo adversário.
11. É estritamente proibido puxar e empurrar o adversário.
12. É proibido aos alunos “guardar-caixão” – marcarem o adversário colado individualmente e/ou com os braços estendidos em qualquer direção próximo ao adversário, ou seja, os jogadores deverão marcar os espaços e não ficarem exclusivamente próximo aos jogadores colados.
13. O aluno que sair da quadra jogo (da quadra de futsal) intencionalmente para fugir de uma pega será considerado colado e deverá ficar estático na projeção do local em que for colocado.
14. O jogador colado não poderá trocar com nenhum jogador de sua equipe.
15. Para ser descolado não pode mover nenhuma parte do corpo (ser puxado pelo jogador de mesmo time, por exemplo)
16. O local de proteção da bandeira deve ser marcado por no máximo dois jogadores do time adversário.
17. Se o time tiver 3 cartões, um jogador é expulso.
18. As penalidades contam como empurrões e puxões, desrespeito com os outros jogadores em atitudes antiéticas, mudar do local em que foi colado, mexer o corpo para ser descolado, marcação com mais de duas pessoas na área demarcada para a bandeira e se com os 5 minutos de jogo não haver 2 jogadores no campo adversário.
19. Vencerá a partida a equipe que conseguir pegar a bandeira do time adversário primeiro e transportar para o seu campo, caso isso não ocorra dentro do tempo estipulado as duas equipes não marcarão pontos na partida.