O tempo
de jogo: começa com o apito do árbitro autorizando o tiro de saída inicial.
O tempo de jogo acaba com o sinal do at
do cronometrista.. A partida terá duração de 30 minutos e será dividida
em dois tempos de 12 minutos, com intervalo de 3 minutos entre cada tempo.
Tiro de saída: No começo da partida, o tiro de saída é
executado pela equipe que ganhou o sorteio e escolheu começar com posse de
bola. Os adversários têm, então, o direito de escolher o lado da quadra.
Alternativamente, se a equipe que ganha o sorteio preferir escolher o lado da
quadra, então a equipe adversária deverá executar o tiro de saída. As equipes
trocam de lado para disputar o segundo período da partida. O tiro de saída que
inicia o segundo tempo é executado pela equipe que não o executou no começo da
partida. A bola sai na linha de meio da quadra , tanto no início da partida,
tanto quando o adversário fizer um gol.
Regras:
1º Regra: a bola não pode ser segurada por mais de 3 segundos se o
jogador estiver parado;
2º Regra: o jogador deverá pisar na linha sempre quando bater
lateral;
3º Regra: tendo a posse de bola, o jogador tem o direito de dar
APENAS três passos;
4º Regra: É permitido a um jogador
tomar a bola de um jogador adversário usando apenas uma mão e mantendo-a
aberta. Não é permitido arrancar a bola da mão do adversário.
5°
Regra: é permitido usar o tronco para bloquear o adversário na
luta pela posição *Bloquear significa impedir um adversário de mover-se para um
espaço vazio.*
6º Regra: é permitido que um jogador se desloque com a bola por
mais de três passos, quando ela é quicada continuamente no chão;
7º Regra: não é permitido quicar a bola, segurar e quicar de novo;
8º Regra: Não é permitido agarrar um adversário (no corpo ou pelo
uniforme), mesmo se ele permanecer livre para continuar o jogo;correr ou saltar
sobre um adversário
9º Regra: não é permitido o uso de agressões físicas, sendo consideradas
faltas graves;
10º Regra: o goleiro é o único jogador que
poderá permanecer dentro da área do goleiro. Entretanto, os outros jogadores
podem saltar em direção a área e arremessar a bola antes de pisar no chão.
11º Regra: para entrada de um jogador durante o jogo, é necessário que
o jogador que vai sair já esteja totalmente fora da quadra.
12ª Regra: AO GOLEIRO É
PERMITIDO: tocar a bola com qualquer parte do corpo, sempre que estiver
numa tentativa de defesa, dentro de sua área de gol. Mover-se com posse de bola
dentro da área de gol, sem estar sujeito às restrições aplicadas aos jogadores
de quadra. Sair da área de gol sem a bola e participar da partida na área de
jogo; ao fazê- lo, o goleiro se sujeitará às mesmas regras aplicadas aos
jogadores na área de jogo.
13ª Regra: AO GOLEIRONÃO É PERMITIDO: sair da área de gol com a bola controlada. Levar
a bola para dentro da área de gol quando ela estiver parada ou rolando no solo
do lado de fora da área de gol.
Punições:
·
Cartão amarelo (advertência);
Conduta
antidesportiva que justifica uma advertência: protestos contra as decisões dos
árbitros, ou manifestações verbais e não verbais destinadas a pressionar uma
decisão dos árbitros; ofender um adversário ou companheiro de equipe usando
palavras ou gestos, ou gritar com um adversário para distraí-lo; por meio de
“teatro”, tentar enganar os árbitros com respeito às ações de um adversário ou
exagerar o impacto de uma ação;
protestos, envolvendo gritos com gestos
enérgicos ou comportamento provocativo;
·
Dois minutos: o jogador de handebol que recebe esta
punição deve ficar 2 minutos fora do jogo;
Infrações
que justificam uma exclusão por 2 minutos: infrações cometidas com alta
intensidade ou contra um adversário que está correndo em grande velocidade; agarrar
um adversário por um longo tempo ou derrubá-lo; faltas contra a cabeça,
garganta ou pescoço; golpes fortes contra o tronco ou braço de arremesso; tentar
fazer com que o adversário perca o controle corporal (por exemplo, agarrar a
perna ou pé de um adversário que está saltando; correr ou saltar com grande
velocidade contra um adversário
·
Cartão vermelho (desqualificação).
Infrações
que justificam uma desqualificação: um jogador que ataque um adversário de modo
que possa ser perigoso para sua saúde, deverá ser desqualificado. Um risco
especial para a saúde do adversário surge da alta intensidade da infração ou do
fato de que o adversário está completamente desprevenido e não pode proteger a
si mesmo da infração
Estrutura e linhas da quadra:
Regulamento
Redigido por : Gabriela Lana e Matheus Leal
quinta-feira, 6 de julho de 2017